quinta-feira, 25 de junho de 2009

BLOG NA ESCOLA



O Blog é uma excelente ferramenta de apoio à aprendizagem na escola. Pela criação de blogs os alunos podem pesquisar, analisar, refletir, interagir e encontrar soluções para diversos questionamentos, ao mesmo tempo em que vão se apropriando das tecnologias digitais disponíveis. O trabalho é cooperativo e colaborativo, formando assim uma rede de novos conhecimentos. Os blogs servem para registrar conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os projetos de estudo e também para divulgar conteúdos como relatos, textos, links, fotos, gravuras.

Construir um blog desenvolve na comunidade escola o hábito de registrar e divulgar seus estudos. É ótima maneira de desenvolver a criatividade, estimular a expressão, demonstrar sua forma de pensar e agir.

O uso da ferramenta, por fim, abre novos caminhos de comunicação entre professores e alunos, alunos e comunidade, alunos e o mundo, incentivando a interação e a interatividade.


Por onde começar?

Para a criação do blog na escola sugerimos as seguintes etapas:

  1. Divulgação da proposta da criação do blog a comunidade escolar;

  2. Escolha do nome para o blog;

  3. Criação de conta(e-mail) para o blog;

  4. Criação do blog;

  5. Postagem do material no blog;

  6. Divulgação do endereço do blog a comunidade escolar, com o intuito de todos terem conhecimento e acesso ao blog;

  7. Postar links interessantes, sugeridos pelos professores;

  8. Oficina de uso do blog na sala de aula para professores/alunos;

  9. Postagem diárias/ semanais da escola ( è muito importante a colaboração de todos os membros da escola no momento da produção de noticias para postagem no blog).

Para a criação e manutenção do blog serão necessários alguns recursos materiais como: computador com Internet, materiais de pesquisas, livros, textos escritos, textos impressos.

Já recursos humanos teremos que disponibilizar da criatividade de professores, alunos, direção, coordenação e demais membros da comunidade escola.

E assim, de forma coletiva e participativa que a escola divulgará suas ações no seu contexto escolar.


Keyla

Nenhum comentário:

Postar um comentário