quinta-feira, 25 de junho de 2009

A inclusão digital entre pessoas com necessidades especiais


Na Semana passada aconteceu em Teresina o V Seminário Municipal de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.

Este seminário buscou disseminar uma nova cultura escolar constituída na construção de uma escola para todos, onde não existam mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso, a permanência e a continuidade nos estudos de todos os alunos.

Tiveram palestras bem interessante e nos remetem sobre as práticas pedagógicas destinadas a alunos com necessidades especiais. Tais colocações, nós fazem refletir sobre o uso das das mídias nestes contextos.

Neste sentido, o pesquisador Júlio Corte nos faz um alerta “ ...todo programa de integração de portadores de necessidades especiais na rede regular pressupõe sua inserção, permanência e igualdade de oportunidades em toda a dinâmica escolar. Se o computador e a informática estão nessa escola regular, eles terão que atentar para toda a clientela. Caso contrário, corre-se o risco de termos falsos processos de inclusão, em última instância, um prejuízo ainda maior à nossa já tão desacreditada escola pública.”

Assim, o computador torna-se um é um instrumento privilegiado de mediação da realização do ensino e aprendizagem de pessoas com algum tipo de limitações (física, sensorial, mental ou múltipla). No entanto, é necessário que sejam observados procedimentos pedagógicos adequados, que conduzam e exijam uma participação ativa e promova o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos que apresentam alguma deficiência e dessa forma, incluí-los no mundo digital para que eles se tornem mais independentes.

Keyla Cristina


Um comentário:

  1. Acredito que das tecnologias à disposição da escola, o computador com os recursos interativos da rede (web), permite aos portadores de necessidades especiais, agir como um indivíduo "normal". Isto eleva sua auto estima. Estas possibilidades serão ampliadas, quando nós professores formos capazes de compartilhar com os alunos, a sua alegria pela conhecimento produzido.
    Gonçalo

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